terça-feira, 19 de abril de 2011

Indio

Enquanto no mundo físico comemora-se o dia do índio, aqui, sob a frondosa Teca, mora um mito do índio das américas.
Ele está sempre reverenciando a velha árvore e sua sombra magnífica. Todos os pássaros coloridos tem medo dos índios e quando eu era vivo eu não gostava de índio porque eles usam as penas dos pássaros em sua roupa.
Procurei um ser de luz, muito alto, cujo rosto não pode ser visto pois sua luz é como um farol ligado e, como me disseram aqui é o guarda da biblioteca.
-- Senhor! O senhor é o guarda?
-- Sou o guarda, curador, protetor e gestor daqui.
-- Pode me dizer o que faz aquele índio aqui, já que aqui é um museu vivo de mitos e lendas?
-- Pois ele é o mito dos povos indígenas das américas.
-- Ah! Eu tenho medo que ele pegue minhas penas pra fazer cocar.
-- Não, criatura, ele vive pela reverência à Natureza Mãe e sua figura ecoa nas palavras de todas as línguas indígenas, povoando a imaginação dos índios que estão na face da Terra com histórias de glória e não vai pegar nada seu.
-- Por que ele está alí, ora alegre, ora triste, às vezes cantando baixinho?
-- Cada vez que um índio fala com orgulho das coisas próprias dos índios, ou declara seu amor à Natureza, ele fica alegre. Quando os índios caem em vícios dos brancos, pegam doenças dos brancos e morrem, sofrendo, ele chora.
-- Como quando aqueles estudantes colocaram fogo no índio pataxó, em Brasília?
-- Sim, aquele dia foi um dia de grande dor para o Mito dos Indígenas das Américas, ele sofreu as dores das queimaduras, chorou alto e gritou "não!" muitas vezes.
-- E quando os humanos brancos da américa do norte fizeram guerra contra os índios de lá?
-- Ah, foram tempos difíceis por tanta matança e preconceito. O que a guerra não fez as doenças e o álcool acabaram destruindo. Mas algumas nações sobreviveram e mantiveram suas crenças.
-- E no Brasil, de onde eu vim, eles que eram os donos das terras brasileiras foram expulsos e mortos.
-- Sim, a história dos povos indígenas é muito marcada por desrespeito e saiba, passarinho, que eles não se consideravam donos das terras, só achavam que tudo o que havia era concedido pela Natureza para eles usarem, mas não eram donos, como pensam os humanos brancos.
-- Olhe, ele parece estar em transe.
-- Está! Sempre fica assim quando sua alma é convidada para as festas que os índios viventes estão fazendo alguma festa ou ritual e pedem a sua presença.
-- E ele vai?
-- Vai, em espírito. Então, ele se une às almas de todos os presentes e eles sentem a sua presença e ficam agradecidos em sua fé.
-- Que bonito.
-- Sim, os índios respeitam e amam seus antepassados e até aos humanos brancos que os defenderam e os ajudaram.
-- Como o Villas Boas, no Brasil?
-- Sim, veja o filme.
-- Vou ver! Obrigado seu guarda!
-- (Rindo) De nada!




Nota do Ding:

Principais etnias indígenas brasileiras na atualidade e população estimada

Ticuna (35.000), Guarani (30.000), Caiagangue (25.000), Macuxi (20.000), Terena (16.000), Guajajara (14.000), Xavante (12.000), Ianomâmi (12.000), Pataxó (9.700), Potiguara (7.700).
Fonte: Funai (Fundação Nacional do Índio).

Nenhum comentário: